- As proteínas e as células sanguíneas são rapidamente repostas pelo organismo e não são requeridos cuidados especiais, havendo, contudo, alguns conselhos importantes para que possamos contar consigo para uma próxima dádiva.
- No final da colheita exerça uma pressão forte no local da punção, durante cerca de 5 minutos, para que a hemostase se faça de forma eficaz.
- Tome cuidado ao levantar-se da cadeira de colheita evitando fazer força e dobrar o braço nas duas horas seguintes. Desta forma, ajuda a evitar o sangramento ou o aparecimento de hematoma. Em caso de sangramento, deverá exercer pressão no local e aplicar penso protector. E em caso de hematoma, deverá aplicar gelo no local, com precaução, para evitar queimadura pelo frio.
- Ingerir uma refeição ligeira após a dádiva.Manter a manga “ arregaçada” enquanto estiver a tomar uma refeição ligeira no pós- dádiva e só vestir o casaco após a refeição, para uma maior vigilância do local da punção.
- Não retirar o penso do local da punção durante, pelo menos, quatro horas.Reforçar a ingestão de líquidos nas doze horas seguintes para ajudar na reposição da parte líquida dispendida na dádiva.
- Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Evitar fumar durante uma hora após a dádiva, uma vez que o monóxido de carbono que é libertado ao fumar, reduz o oxigénio disponível, podendo ocorrer uma indisposição.
- Evitar expor-se ao sol, ou permanecer demasiado tempo em pé.
- Evitar locais mal ventilados.
- Evitar actividade muscular intensa nas doze horas seguintes tais como trabalhos na construção civil, condução de máquinas e actividades desportivas que exigem um esforço do organismo que, estando ainda em fase de recuperação, poderá não ter capacidade de resposta.
- Evitar outras actividades como trabalhos em altura, mergulho, pilotar aviões.
- Só poderá retomar estas actividades após um período de repouso de vinte e quatro horas .
Sem comentários:
Enviar um comentário