OMS quer todas as doações de sangue voluntárias

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer que todos os governos dêem passos para conseguir que as doações de sangue sejam voluntárias e altruístas, por essas serem consideradas as fontes mais seguras de obter sangue.
Por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado a 14 de Junho, a OMS indicou hoje que só 54 países no mundo conseguiram chegar a 100% de doações voluntárias.
«Os doadores voluntários fazem-no sem pressão, coerção, nem pagamento envolvido, e, por isso, é muito menos provável que ocultem informações sobre a sua saúde ou comportamentos, como poderiam fazer os não aptos para doar sangue», assinalou a OMS em comunicado.
Embora os estudos revelem que muitos países consideram quase impossível mobilizar a população para que doe sangue se não for paga ou não houver algum interesse familiar, a OMS exemplificou com as acções adoptadas pela China e Emirados Árabes Unidos para provar que é possível mudar os comportamentos em pouco tempo.
Na China, onde, em 1998, cerca de 80% das doações eram pagas ou procedentes de membros da família, conseguiu-se, em 10 anos, chegar a uma taxa de doação voluntária ou gratuita de 98,5%.
Já nos Emirados Árabes Unidos passou-se de 0% de doações voluntárias em 1990 para 80% em 2004 e 97,6% dois anos depois.
Para compensar os doadores frequentes, a China entregará este ano as primeiras medalhas de ouro, chamadas «medalhas pela vida», a quem fizer 20 doações voluntárias."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...