Raquel Seruca destaca a importância da descobertaUm grupo de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) descobriu um novo mecanismo de regulação da caderina-E – proteína que quando alterada é responsável pelo cancro do estômago hereditário.
A investigação publicada na revista «Human Molecular Genetics» foi conduzida por Joana Correia e pode abrir as portas a um futuro tratamento da doença.
O objectivo é perceber como regular as mutações do gene e de que modo induzi-lo para voltar ao seu funcionamento quase normal, pois quem perde a protecção da proteína corre o risco de desenvolver a síndrome.
Existem dois tipos desta patologia: a esporádica – resultante de elementos ambientais é modelada por agentes do próprio hospedeiro (a maior parte dos casos 90 por cento) – e a familiar ou hereditária, que é causada primordialmente por factores genéticas (mais rara, dez por cento).
Raquel Seruca, coordenadora da equipa de investigação com Gianpaolo Suriano, explicou ao «Ciência Hoje» que «as funções celulares são modeladas por uma ‘orquestra’ de genes. A caderina-E é responsável por uma parte e quando falha dá-se uma alteração celular». Falta, agora, descobrir os outros factores indutores da doença quando a proteína não apresenta alteração, “os genes que, embora diferentes, podem modelar a expressão da caderina-E”.
Este estudo experimental «baseou-se em outros modelos de doença e parte-se deles para tentar identificar qual o(s) gene(s) que pode ser responsável pelo cancro», concluiu Raquel Seruca.
Para além disso, a equipa conseguiu proceder à recuperação da proteína, tratando as células com um químico, podendo posteriormente readquirir uma função quase normal, mesmo com a caderina-E alterada.
No futuro, um dos grandes objectivos desta equipa de investigação é encontrar um fármaco análogo a esse químico, um composto eficaz e não tóxico. Sendo Portugal um dos países ocidentais com maior incidência de cancro do estômago, esta descoberta assume importante relevância.
in Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário