"Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) decidiu transformar a tradicional praxe aos novos alunos num acto de solidariedade no domínio do combate à leucemia, promovendo uma acção que vai decorrer esta quarta-feira à tarde, a partir das 16h00, junto ao Cais do Sodré.
A Comissão Organizadora da Recepção ao Caloiro da FML pretende com esta iniciativa inédita “sensibilizar a população para a angariação de dadores de medula óssea". "Há ainda alguns mitos sobre a doação de medula óssea, nomeadamente que se trata de um processo doloroso. Com esta acção pretendemos sensibilizar a população para a importância deste acto e angariar dadores", explicou um elemento da comissão.
A acção que vai decorrer no Cais do Sodré conta com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (ACPL), do Centro Nacional de Dadores de Células e Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que vai disponibilizar o equipamento necessário, nomeadamente uma unidade móvel para colheita de amostras de sangue, efectuada pelos técnicos do CEDACE, a quem se disponibilizar a integrar o banco de dadores de medula óssea.
A falta de dadores de medula óssea é um dos grandes entraves à luta contra a leucemia. Desde 2002, ano em que surgiu a ACPL, o número de dadores passou dos 1.800 para mais de 132 mil, sendo que o objectivo desta organização é alcançar os 160 mil dadores até ao final do ano.
Artigo original em Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário