Ingerir bebidas com fraco teor alcoólico pode ser considerado comportamento preventivo
Beber um copo de vinho todos os dias pode reduzir em sete por cento o risco de contrair cancro do cólon, substituindo um vinho de teor alcoólico de 14 por cento por um de dez por exemplo.
O estudo do World Cancro Research Fund (WCRF) afirma ter “fortes indícios” que a substituição reduziria também o risco de cancro da mama, do fígado, do esófago, da boca, da faringe, laringue e uma taxa de cancros similares.
No Reino Unido 37 mil pessoas sofrem de cancro do cólon e é estimado que cada ano sejam diagnosticados 20 mil casos de cancros relacionados com o álcool.
“Do ponto de vista da prevenção do cancro o melhor é não beber de todo. Mas temos de ser realistas e o facto é que muitas pessoas gostam de beber e é parte da sua vida social. Se neste momento beber muito, o melhor conselho que posso dar é reduzir o número de bebidas que ingere”, disse Rachel Thompson, do WCRF que sugere que a beber cerveja também pode ser uma boa substituição.
A cientista acredita ainda que “se todas as pessoas que bebem vinho de 14 por cento de teor alcoólico mudassem para um vinho mais leve, seria possível que centenas de casos de cancro no Reino Unido pudessem ser evitados”.
Artigo original em: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário