COMUNICADO À IMPRENSA - Presidente do IPS


COMUNICADO À IMPRENSA

O Instituto Português do Sangue, IP tem por missão regular, a nível nacional, a actividade da medicina transfusional e garantir a disponibilidade e acessibilidade de sangue e componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes, tendo sido fornecido, no ano passado, cerca de 260 mil unidades aos Hospitais portugueses, mantendo assim a auto-suficiência do país em matéria de componentes sanguíneos.

O sangue e todos os seus componentes são um bem precioso, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente. O IPS, IP está a iniciar o processamento de plasma, tendo já reactivado as câmaras de frio existentes em Lisboa para o efeito.

O IPS, IP não destrói o sangue dado benevolamente pelos portugueses. Apenas um dos seus componentes, o plasma, não é utilizado de forma total, pois o seu processamento foi inviabilizado por impedimentos processuais, que transcendem a Instituição. Essa utilização foi protelada, até 2007, pela subsistência de receios em relação à transmissão da variante humana do prião Creutzfeld-Jacob. Em 2008 teve inicio um concurso público internacional para permitir o processamento do plasma e o seu fraccionamento. Esse concurso, de elevada complexidade técnica, deverá ser retomado em breve.

A partir de Setembro os Hospitais portugueses terão ao seu dispor plasma português, cujas necessidades se estimam em 90 mil unidades por ano, ultrapassando esta questão.

Em nome de todos os doentes que nos Hospitais precisam de sangue para ter mais e melhor qualidade de vida, agradecemos o vosso contributo na dádiva de sangue, pois este gesto de solidariedade não tem preço.


Álvaro Beleza

Presidente do Conselho Directivo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...