ÁFRICA...o continente onde o sangue doado nem sempre salva vidas.

Em pesquisa no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) http://www.who.int/en/, mais concretamente nos tópicos de saúde, encontrámos um tema de importância estrondosa - a segurança do sangue. Este tema pode suscitar dúvidas do que encerra em si, mas afinal é de fácil compreensão. Refere-se à qualidade do sangue que é utilizado para transfusões, do ponto de vista da ausência de doenças e infecções...quão seguro será o sangue que recebemos por transfusão?

Ainda nesta zona do site existe uma ligação para uma página que aborda este tema ao nível do continente Africano, onde podemos encontrar um documento PDF em Português(http://www.afro.who.int/bls/blood-safety_pr.pdf), com a estratégia proposta pela OMS para que os países deste continente possam melhorar a segurança do sangue que utilizam.
Entretanto é possível ler nas primeiras páginas deste mesmo documento qual a situação presente (no que se refere à segurança do sangue) na maioria dos países deste território. É no mínimo um motivo de reflexão. Fica como exemplo e estímulo para pesquisarem, a citação de umas linhas presentes no documento em causa:

"Calcula-se que mais de 25% das embalagens de sangue usadas hoje em dia nas transfusões na Região Africana não são submetidas ao teste do HIV e que 5 a 10% dos casos de HIV no continente são transmitidos por via sanguínea".

Esta é sem dúvida uma situação que nos leva a concluir o óbvio - que África é um continente onde na maioria dos países, o sangue doado não salva vidas, pelo contrário é, um meio de propagação de agentes anti-vida. A qualidade dos programas estruturais ao nível da segurança do sangue, terá sem dúvida que ser maior, para que no futuro a situação tenda a inverter-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena que em África ainda exista todo este atraso em relação à preocupação da qualidade do sangue transfusionado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...