Sangue universal poderá ser realidade próxima

Ontem (3/4/2007) no site da TVI foi publicada uma notícia cujo conteúdo transcrevemos integralmente de seguida.

"Hoje em dia não é possível fazer uma transfusão de sangue sem olhar para o grupo sanguíneo. Um problema de incompatibilidade que, dentro em breve, poderá ser resolvido com a produção de um tipo de sangue universal.
Um passo de gigante que está nas mãos de uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga que descobriu um grupo de enzimas que poderá converter todos os grupos sanguíneos num tipo de sangue universal.
Segundo Gabriel de Olim, presidente do Instituto Português do Sangue, «o sangue do tipo zero é o normalmente conhecido por O, que por ser compatível com todos os outros é o que mais escasseia e é aqui que esta descoberta pode salvar muitas vidas».
E acrescenta que este «é um passo importante sobretudo em situações de guerra ou calamidade ter disponível um sangue universal (¿) por exemplo em hospitais isolados que não tenham um grupo zero»."
Este é ainda um longo caminho a percorrer, pelo menos na próxima década, mas que poderá ser a solução que já se antevê ser uma no campo da ciência.


Aceda aqui ao artigo no site da TVI.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...