"A Ecopilhas inaugurou na quarta-feira o Mega Pilhão, na Praça da Figueira, em Lisboa, que consiste numa estrutura de 40 metros quadrados, no topo da qual poderão ser depositadas as pilhas e baterias usadas. O recipiente estará acessível naquele espaço até ao próximo dia 9.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o projecto tem como objectivo o aumento a consciencialização dos cidadãos não só para a importância da reciclagem das pilhas e baterias usadas, que, depositadas indevidamente, são nocivas para o ambiente.
O resultado da recolha através do Mega Pilhão reverterá a favor do Instituto Português do Sangue (IPS), alargando assim o protocolo da Ecopilhas com IPS, que já pressupõe que «todas as pilhas e baterias colocadas nos Pilhões a nível nacional já contribuem para a oferta de uma Unidade de Transporte de Sangue», explicou o director-geral da Ecopilhas, Eurico Cordeiro.
De acordo com dados do IPS, o número de doações tem vindo a crescer, sendo que já são asseguradas mais de 60% da necessidade dos hospitais em componentes sanguíneos. Em 2007, foram colhidas 206.641 unidades de sangue, mas, apesar do aumento, a missão da entidade ainda está longe de ser concluída.
Paralelamente ao Mega Pilhão, decorrerão diversas acções com vista à recolha de pilhas e baterias, mas também animação, como um concurso para premiar os mais criativos que entregarem este tipo de resíduos no local, uma acção de sensibilização e um concurso dirigido aos jardins-de-infância e escolas, e ainda actividades radicais de skate, bicicleta e patins em linha."
Artigo original em Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário