Cientistas estudam sangue universal

Ainda em complemento ao post anterior, foi também publicada ontem (3/4/2007) no site da TVI a notícia cujo conteúdo também transcrevemos integralmente de seguida.

"Os cientistas estão próximos de conseguir produzir um tipo universal de sangue, que poderá resolver o problema da incompatibilidade entre os vários tipos sanguíneos. Hoje em dia não é possível fazer uma transfusão sem olhar para o grupo sanguíneo. Este distinguem-se por substâncias que existem nos glóbulos vermelhos e que podem causar graves reacções imunitárias e até a morte, nos receptores de sangue diferente. Agora, um grupo de cientistas da Universidade de Copenhaga desenvolveu uma forma de retirar essas substâncias, sem danificar as células. O método poderá permitir a produção de glóbulos vermelhos universais convertendo sangue dos tipos A, B e AB. No tipo O, o chamado dador universal. O estudo foi publicado na última edição da revista Nature Biotechnology na Internet."


Aceda aqui ao artigo no site da TVI.
Aceda aqui ao site onde originalmente o artigo foi publicado - Nature Biotechnology

2 comentários:

Sónia C. disse...

sem duvida que a ciencia trabalha em prol do ser humano. penso ter lido algures que existe tambem em portugal uma equipa de investigadores a trabalhar nesta questao...ou entao seria na problematica da rejeiçao de tecidos...ja nao me recordo bem...

Grupo de dadores de Sangue de Almeirim disse...

Obrigado pelo seu comentário Sónia. Gostaríamos no entanto de reforçar que temos um número limitado de pins "dador" para oferecer e gostaríamos de poder presenteá-la com um deles. Pode contactar-nos pelo e-mail gdbsca@iol.pt e deixar o seu contacto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...